sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sidarta

Se você não quiser ler o livro por falta de tempo, leia primeiro aqui no Wikipédia, uma síntese de cada capítulo e você verá que é muito válido ler este livro.

Sidarta é um romance escrito por Hermann Hesse. A sua primeira publicação foi em 1922 e conta passagem da sua vida e pensamento durante a sua estadia na Índia em 1910, inspirado na tradição contada de Siddhartha Gautama, o Buda. O livro trata basicamente a busca pela plenitude espiritual, e o alcance de estados em que a mente humana se encontra absolutamente completa e plena.
 


Sidarta é um jovem filho de brâmane, que tem como amigo Govinda. Sidarta é admirado por todos ao seu redor, mas carrega consigo pensamentos inquietantes. São questionamentos que o deixa desconfortável, ele questiona até mesmo sobre o divino, sobre sua existência. Onde habita a verdade?

Seu pai o pediu para encontrar com os samanas, e com eles, Sidarta deu suas roupas a um brâmane ficando apenas com a tanga e manta parda, passou 15 dias de jejum fazendo apenas uma única refeição por dia e deixava de comer alimentos cozidos. Por este longo período, Sidarta observou o comportamento de diferentes pessoas e profissionais. Cada vez mais, Sidarta via falsidade, para ele, a vida era um tormento. Seu objetivo era tornar-se vazio, "vazio de sede, vazio de desejos, vazio de sonhos, vazio de alegria e de pesar.". "Os samanas ensinavam muita coisa a Sidarta e ele aprendia numerosos métodos de separar-se do eu." Sidarta confessa ao Govinda que aprenderia a arte da meditação mais depressa e com menos esforço sem os samanas. E depois questiona: "O que é a meditação? O que, o abandono do corpo? Que significa o jejum? E a suspensão do fôlego?". E ele mesmo responde "São modos de fugirmos de nós mesmos. São momentos durante os quais o homem escapa à tortura de seu eu. Fazem-nos esquecer, o sofrimento e a insensatez da vida." 

Sidarta questiona até o mais idoso dos samanas, o mestre, dizendo que este com os seus 60 anos, nunca alcançou e nunca alcançará o Nirvana, e ninguém alcançará.

Posteriormente, Sidarta e seu amigo descobrem a chegada do Buda em uma cidade. Eles vão então até a cidade, e acham o Buda sem dificuldades, mesmo ele usando os trajes comuns de tantos monges que ali se reuniam. Govinda, que sempre foi a sombra do Sidarta, resolveu ir com os discípulos de Buda. Mesmo tomando essa decisão sozinho, Govinda esperava que Sidarta fosse com ele, mas não foi o que ocorreu e disse: "Govinda, meu caro, acabas de dar o passo e de escolher o caminho. Sempre fôste meu amigo, ó Govinda, sempre andaste um passo atrás de mim. Freqüentemente pensei: será que Govinda nunca dará um passo sozinho, sem mim, pela iniciativa da sua própria alma? Pois é, e agora te tornaste homem e tu mesmo deteminaste o teu destino. Oxalá consigas chegar ao fim da tua jornada, meu querido! Que encontres a salvação!". Depois disso, Sidarta teve um belo encontro com o Gotama (Buda), uma longa conversa de dois grandes sábios. Depois dessa conversa, Gotama pediu-lhe que refletisse melhor sobre sua doutrina, já que Sidarta encontrava falhas. Então Sidarta, que tanto gostou da presença dele e nunca teria sentido isso antes, refletiu um pouco mais, e nasce aí mais um capítulo: O Despertar. 

Até agora descrevi um pouco a primeira parte do livro de Hesse, que termina com "O Despertar", depois começa a segunda parte. Vale a pena ler o livro antes que eu descreva o restante.




Sidarta é uma leitura fascinante: quanto mais você lê, mais você quer ler. Sidarta é mais que um livro. É uma lição, é um despertar do ser, é uma reflexão a cada linha sobre a vida, sobre o mundo, sobre os desejos, anseios, prazeres. Se você ler, vai entender o que há além de tanta matéria, você vai entender a plenitude que é o desapego e busca pela paz.


Frases

"É verdade que um beberrão obtém o esquecimento. Certamente se lhe oferecem breves instantes de fuga e de sossego, mas sempre regressará do mundo da ilusão e tudo se lhe deparará como antes. Ele não se torna mais sisudo, não colhe conhecimentos, não sobe nenhum degrau."

"Tornei-me desconfiado com relação a ensinamentos e aprendizagens, que me cansei deles e que minha fé em palavras pronunciadas por professores diminuiu muito."

"O amor pode-se mendigar, comprar, receber de presente, mas nunca roubar pela força."

"Nada é obra dos demônios, já que não há demônios. Cada um pode ser feiticeiro. Todas as pessoas são capazes de alcançar os seus objetivos, desde que saibam pensar, esperar, jejuar."

Nenhum comentário: