quarta-feira, 16 de outubro de 2019

When You're Gone



A gente só sabe a diferença entre apaixonar-se e amar alguém quando a gente encontra o amor. As pessoas chamam de amor verdadeiro, mas não existe amor falso. Existe amar ou não amar.
Com a morte de Dolores O´Riordan, a voz que canta muitas vezes durante meus banhos e momentos de melancolia, me dei conta de uma música que eu simplesmente deletei do meu mp3 e dos meus arquivos.

When You´re Gone foi a música que por muito tempo já não escutava. Anos sem ouvir ou cantar. Eu treinei essa música no violão durante dias. Antes disso, tive de escolher com cuidado a música que eu queria tocar. Tentava cantar em vários tons para encontrar o menos ruim que minha voz era capaz de chegar.

Foi assim que repeti por dias e dias a música When You´re Gone no meu mp3. Cantando e treinando as notas no violão. Escolhi uma canção que, ao mesmo tempo que era linda e fazia todo o sentido, também era fácil de tocar.

Eu imaginava quando e onde eu ia tocar essa música para o primeiro amor da minha vida. E entre angústias, decepções e tristezas, resolvi abrir mão de um amor que não ia vingar. Tem coisas na vida que a gente precisa resolver no preto e branco de uma vez por todas, mesmo que isso te faça chorar por dias, meses, anos.

A questão é que eu nem lembrava mais que essa música existia e que tinha mexido tanto comigo. Quando resolvi deixar de amar alguém, eu quis simplesmente deletar tudo que me lembrasse essa pessoa. E essa música era o que mais me lembrava. Quando eu escutava The Cranberries, eu podia muito bem chorar com qualquer uma das músicas ali, mas When You´re Gone me fazia desidratar.
Óbvio que eu não tinha dado continuidade ao plano idiota de cantar e tocar essa música para o primeiro amor da minha vida. Ainda bem. E hoje, posso incluir ela no meu mp3 sem lembrar daquela criatura.

A gente não escolhe a quem amar, simplesmente acontece. Mas sempre temos a opção de sermos racionais e termos amor próprio. E acredite, quando se ama, e se ama ´de verdade´ como as pessoas dizem, é mais fácil de tomar certas decisões do que estar-se apaixonado. Eu tive amor próprio, e por isso escolhi a mim e não perder tempo com alguém que queria jogar como bem entendesse com meus sentimentos. Eu dei um basta e sobrevivi. E graças a Deus eu não escolhi uma vida infeliz.

escrito no dia da morte de Dolores

Nenhum comentário: