terça-feira, 17 de junho de 2014

As cartas que você deseja ler e escrever

Miguxo e meu livro - Projeto 366 dias 366 fotos + Projeto Gnomo Viajante - Foi tirada em 29/MAI/2014 como a foto diz

Não esperava nada desse livro. Achava que ia ser uma leitura que não ia me acrescentar em nada. Julguei tudo: o título, a capa, a sinopse, a carta de recomendação da Elizabeth Gilbert (autora de Comer, Rezar, Amar) que está atrás do livro...

Laços (ainda mais vermelhos e rosas) não me atraem e confesso que não vi nenhuma menção de laço vermelho no livro. Pode ser que tenha, mas não lembro. Também não gostei muito da tipografia do título, (apesar de ser manuscrita e lembrar letra de carta escrita por uma caneta tinteira). Pelo menos a minha edição tem orelhas.

Por que eu li esse livro? Eu participo de um grupo no skoob chamado Clube do livro 2 caras e estou há uns 3 ou 4 meses participando. A minha intenção era de descobrir obras e autores sem preconceitos e julgamentos, além disso, participar de um clube do livro é muito bom porque você debate, fala de suas opiniões e enfim.

Voltando... Você irá gostar de saber que, apesar da capa ser do jeito que é, o livro é maravilhoso - ele é em formato de cartas que a personagem Juliet manda e recebe. Sim, tem também cartas que não envolvem a protagonista, mas tudo é por causa dela. Juliet está buscando um tema para o seu novo livro e tem certas dificuldades.

Um dia Juliet recebe uma carta de um desconhecido chamado Dawsey. Ele descobre o endereço dela da seguinte forma: Ele compra um livro (que já foi de Juliet) num sebo e atrás do livro tem o nome e o endereço dela. Então, foi assim que tudo começou. Dawsey Adams escreve para Juliet falando sobre a obra e fez uma indagação a cerca de algum momento do livro. E Dawsey menciona a Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata.

Como um nome desse não iria suscitar interesse em alguém? E claro, Juliet é uma pessoa muito curiosa. Ela é escritora e escreve também para jornais - mais um motivo para Juliet se corresponder com Dawsey fazendo uma série de perguntas.

É preciso dizer que a história se passa na época de pós Segunda Guerra Mundial e isso foi crucial para a obra se tornar o que é. A gente sempre lê histórias tristes sobre a guerra. Nesta obra não é diferente - há histórias tristes, mas a novidade desse livro é como as personagens lidaram com a guerra.

Achei os personagens bem construídos, gostei de todos eles. Até de Elizabeth que nunca aparece, apenas é mencionada nas cartas. Porém o livro tem um ponto negativo - algumas cartas parecem ser escritas pela mesma pessoa - com o mesmo estilo de escrita. No final, eu dei 5 estrelinhas para este livro no skoob. Depois da leitura, você fica com vontade ou de viajar e ir conhecer Guernsey. Ou de mandar uma carta para alguém. Talvez um desconhecido.

PS.: Você vai amar e se rir muito com a personagem Isola Pribby. Não vou contar nada sobre ela. Leia o livro!

Juliet Ashton mora em Londres
Dawsey Adams mora em Guernsey
A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata - Mary Ann Shaffer e Annie Barrows
303 páginas
Editora Rocco
2009
De R$ 38 na Livraria Cultura por R$ 22,50 no Sebo
ISBN 978-85-325-2410-2
Skoob
+ Sempre gostei de cartas. De receber mais do que escrever. Mas infelizmente não encontrei ninguém que gostasse da mesma maneira que eu gosto. "Ah, qual é o seu e-mail, é mais fácil"...
Me correspondia com a minha prima que vivia mudando de estado e país e ela me deu várias coisas interessantes. Guardo tudo que recebo dos correios.
Meu perfil no skoob - podem me adicionar

Nenhum comentário: