segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Releitura de Bonsai - impressões de leitura

Na minha primeira lida, eu não vi muita coisa nesse livro. Mas ele se tornou best-seller e foi muito bem vendido pela Cosac Naify*. Eu fiz uma segunda leitura e mudei minha opinião. Considero Bonsai uma obra importante para a formação do leitor. Por quê?

O Alejandro Zambra é muito bom em dizer muito usando poucas palavras. Tanta coisa acontece nesse livro pequeno. E não só ações, mas os personagens são muito bem construídos também.

Eu não me identifiquei e nem simpatizei com nenhum dos personagens. Mas eles são bem representados na história.

A história também não é das minhas favoritas, mas a narrativa é bem construída e sucinta. O autor tem essa habilidade de construir uma história complexa e personagens bem desenvolvidos em poucas palavras - sem usar muitas descrições.

A relação entre dois dos principais personagens aqui se baseia em omissões e mentiras - o que não chega a ser dramático, mas é cômico. A história é trágica porque Emilia morre jovem (e isso não é um spoiler). No primeiro parágrafo do livro, o narrador conta:

"No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia. Digamos que ela se chama ou se chamava Emilia e que ele se chama, se chamava e continua se chamando Julio. Julio e Emilia. No final, Emilia morre e Julio não morre. O resto é literatura:"

As mentiras e omissões pairam nesse livro. Tanto é que o título - Bonsai - surge de uma mentira de Julio - e essa também é uma parte cômica do livro porque, para impressionar uma mulher - a María, Julio confirma que estava trabalhando na transcrição de uma obra de um escritor famoso chamado Gazmuri, mas ele não consegue o serviço. Mesmo assim, Julia sustenta a mentira de estar trabalhando para esse escritor e ele mesmo vai forjar uma obra escrita à mão em que ele mesmo vai ter de forjar e escrever uma história - daí vem o nome Bonsai (o livro que Julio supostamente está transcrevendo). Para isso, Julio compra vários guias e manuais sobre bonsai - e essa é a grande conexão entre a história e Alejandro, o autor, porque ele é um grande apreciador de manuais e livros técnicos sobre bonsais.

Eu considero esse livro importante para a formação do leitor e também para aqueles que querem se formar como escritor.

A genialidade desse livro é de contar uma história que termina trágica, mas é cômica. Uma história complexa, mas muito bem desenvolvida em apenas 91 páginas.

Atualização 21.09.20:
Coisas a se notarem:
1. No segundo capítulo, o seguinte trecho:

"Tantalia" é a história de um casal que decide comprar uma plantinha para conservá-la como símbolo do amor que os une. Percebem, tardiamente, que se a plantinha morrer, morrerá com ela o amor que os une. E como o amor que os une é imenso e por nenhum motivo estão dispostos a sacrificá-lo, decidem fazer a plantinha se perder entre uma multidão de plantas idênticas. Depois ficam inconsoláveis, infelizes por saber que nunca mais poderão encontrá-la.

2. "Sobras" romance que Gazmuri escreve, é sobre um casal onde a mulher morre. E que Julio, ao mentir sobre a emprego de transcrição para María, diz que o romance se chama Bonsai. Para conservar a mentira, chega a cultivar um.

3. Julio desenha uma árvore em abismo.

Se Tantalia é uma história onde uma plantinha representa o amor entre um casal e Julio conserva um bonsai com certo apreço e depois desenha uma árvore em abismo. Pode-se fazer uma metáfora sobre a história Tantalia, a história Sobras e a própria vida de Julio. 

E que, na verdade, aquilo que eu não considerei tão trágico assim. É muito trágico. Julio gasta toda a sua economia rodando de táxi pela cidade transtornado com a notícia da morte de Emilia - que morre um ano antes e que durante muitos outros anos eles já não se viam.

*é considerado um dos melhores livros publicados pela editora e também foi um dos mais vendidos na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

Leia: Trechos do livro Bonsai

Design do livro por Flávia Castanheira

Nenhum comentário: