quarta-feira, 30 de setembro de 2020

não sei se poderei chegar aos 10 quilômetros um dia


3,6km (2,6+1)
30 de setembro de 2020, às 16h

Já saí de casa na intenção de me superar. Quero aumentar cada vez mais a minha resistência respiratória e física para um dia correr 10 quilômetros - meu objetivo final. Foi desafiador como sempre. Mas estou um pouco receosa. Explico:

Há um ano eu recebi o diagnóstico do meu joelho esquerdo. Depois de uma corrida, eu senti o meu joelho e achei que fosse uma dor normal, qualquer, muscular e que iria passar em dois, três dias. Porém a dor não passava. Eu passei alguns meses sem correr e finalmente procurei um profissional para saber o que fazer e voltar às corridas.

Tive de fazer fisioterapia durante um tempo, cortei alguns exercícios que eu nunca mais poderei fazer, fiz exercícios de musculação para reforçar a musculatura, alongamento que eu devo fazer todos os dias para sempre e só depois de alguns meses é que eu pude voltar a correr. 

Super normal sentir o meu joelho durante e depois da corrida. E sempre faço alongamento quando eu chego em casa. Mas para ser sincera comigo mesma, não sei se poderei chegar aos 10 quilômetros um dia.

Talvez (e eu espero que sim), a dor seja mais notável porque não tenho ido à academia fazer o fortalecimento dos músculos. E obviamente que diminuí muito as atividades fisicas. Tenho feito em casa (praticamente todos os dias), exercícios de alta intensidade. Porém tenho me focado em definir a área superior. Até porque eu tenho muito medo de fazer certas atividades que poderão machucar ainda mais o joelho.

Não vou tirar conclusões precipitadas em relação à minha capacidade de atingir meu objetivo, porque toda corrida para mim é um grande desafio onde eu sempre me supero. Às vezes eu tenho medo de não aguentar, de vacilar as pernas ou até de passar mal por falta de oxigênio, mas eu sempre me supero e me surpreendo com o quanto pude esticar a minha resistência (principalmente respiratória).

Eu já falei aqui que a corrida para mim, assim como nadar no mar, é uma forma de meditação. Eu me sinto completamente renovada depois de uma corrida. E mesmo durante a corrida eu me sinto muito plena. Tenho certeza de que é um grande privilégio meu poder correr na orla de Olinda. Não por ser Olinda, mas porque eu posso ver as cores do pôr do sol no céu, o horizonte do mar, às vezes a lua, os pescadores, os barcos, os kite surfers, as aves planando no ar ou aquelas que estão planando sobre o mar para caçar um peixe, as ondas que se quebram com violência, os cachorros, as crianças brincando, os idosos ativos e tantas outras coisas incríveis da vida. Não tem coisa melhor do que se sentir em paz e pleno.

Hoje foi um dia particularmente especial porque eu revi dois amigos. E foi tão inesperado. Parece que o Universo tramou para que eu fosse uma pessoa mais feliz hoje. Porque eu também recebi uma proposta de ensinar inglês e vou ensinar o pouco que eu sei para duas grandes amigas. Além disso tudo, hoje é o aniversário de uma amiga do coração. Nos conhecemos há mais de uma década já. E o meu namorado está resolvendo suas coisas, finalmente.

O dia foi corrido duplamente. Mas eu não pude estar mais feliz. Tem sido difícil essa quarentena por vários motivos. Às vezes nem é culpa da quarentena, mas ela está inserida no período.

Que todas as corridas sejam uma forma de me sentir mais feliz, plena e inspirada!

Trilha:
Blind Melon - Blind Melon (1992) 

Nenhum comentário: