...você anseia por coisas que são muito significativas para
a sua felicidade. Você tenta impressionar os outros porque desacredita
secretamente de si mesmo. 17
Uma parte dos ensinamentos se refere a treinamentos
corporais e é chamada de hataioga, o que significa algo como “união do Sol e da
Lua”. O Sol simboliza o lado consciente e espiritual da natureza humana,
enquanto a Lua representa o lado corporal inconsciente. 22
Os biólogos sabem que todos os cromossomos são constituídos
de componentes masculinos e femininos, e que este fato também se dá em todos os
seres vivos mais elevados, inclusive os humanos. Os homens podem ser
considerados como organismos másculo-femininos orientados para fora, e as
mulheres aparecem correspondentemente como organismos fêmeo-masculinos
orientados para dentro. 27
Deparamo-nos com inúmeros “neuróticos de sucesso” em
sociedades orientadas ao exterior (yang) como a nossa, ao passo que em
sociedades orientadas ao interior (ying), como a da Índia, a maioria das
pessoas podem ser descritas como “fracassados felizes”. 34
A mãe é para a criança o que o brilho do sol é para a
planta. Crianças que não têm mãe sofrem geralmente da sensação de solidão e de
insuficiência; não podem produzir o que delas se espera, pois falta-lhes o amor
e o carinho do lar. 51
Um jardineiro descobriu que uma de suas árvores havia sido
atingida por uma doença. As folhas tinham manchas de parasitas. Trataria as
folhas com uma escova ou com um remédio contra insetos? Não, ele era
suficientemente inteligente para enfrentar o problema pela raiz. Em vez de
deixar-se levar por sintomas superficiais, ele regou a árvore com água do
riacho, rica em minerais. Depois que as raízes absorveram a água, a árvore
curou-se desde as suas bases e as manchas e parasitas desapareceram das
folhagens. A moral da história é que as pessoas doentes e infelizes não podem
ser ajudadas com métodos intelectuais superficiais. Em vez disso, precisam
aprender a retomar o contato com o “eu interior”, com as origens da alma. Na
base de toda a vida reside o ser, que se expressa como inteligência invisível,
desconhecida e criativa. Este ser não pode ser descrito por palavras, ou
analisado pelo intelecto, porém pode ser vivenciado pela meditação. 67
Apesar de ser sempre uma experiência agradável, a meditação
nunca é encarada como uma meta em si. Medita-se para influenciar beneficamente
todos os aspectos do cotidiano. [benefícios] 69
“O médico pode tratar de uma doença, porém só a natureza
pode curar” Hipócrates
...devemos ter os pés na terra antes de pretendermos
alcançar algo nessa esfera mais elevada. Precisamos estar firmemente enraizados
nas realidades terrenas, antes que os nossos esforços possam dar frutos sadios.
78
Elas não têm mais coragem de ser autênticas ou de confiar em
seus próprios sentidos, elas já não raciocinam por si mesmas, nem contam as
próprias experiências. Deixaram-se levar pela sociedade a desempenhar papéis
forçados, adotar as convicções de outros e adaptar-se à opinião geral.
Acostumaram-se às noções cômodas, porém falsas.
79
Drogas como álcool, maconha, haxixe, LSD e ópio têm uma
coisa em comum: trazem à tona as características yin das pessoas. Os tensos as
utilizam para relaxar e para superar as suas limitações. Outros tomam drogas
para afastar a sensação de solidão e par sair de sua redoma espiritual. Algumas
pessoas consideram as drogas úteis para encontrarem a si mesmas e para
escaparem das obrigações sociais. 79
Outros pensadores enfatizaram que conhecemos apenas a
impressão que temos das coisas, porém nunca as coisas em si. Havelock Ellis
afirmou em The dance of life (A dança da vida), que o mundo que vemos é um
sistema de impressões, um símbolo com ajuda do qual nos orientamos. A tarefa da
ciência é tornar o símbolo tão útil quanto possível. Porém, em última instância,
o nosso mundo permanece um símbolo que utilizamos por motivos práticos e que
serve a uma outra meta. Todo raciocínio é apenas uma comparação... Cada um vive
no próprio universo e constrói as suas próprias idéias, e também estas se
transformam continuamente... 103
Encontram-se esculturas de deusas pré-históricas em todas as
partes da Europa e da Ásia. A deusa principal na Suméria era conhecida como
Nana, no Egito como Ísis, na Babilônia como Itar, na Índia tinha diversos
nomes, assim com Devi, Kali, Shakti, etc., e na Cananéia bíblica era Astartéia.
A maioria dos templos era administrados por sacerdotisas matrilineares
sobreviveram até a Idade do Bronze e são mencionadas em livros como a Bíblia.
106
Os conflitos interiores entre forças yin e yang que os
permeiam fazem-nos quase sempre sentir-se, não como pessoas humanas, e sim como
senhores ou escravos. 131
Tudo aquilo que, durante o dia, se ignora ou reprime, no
plano consciente, aparece em forma de símbolo durante o sono, enquanto o
guardião (o consciente) dorme. 163
Aquele que deseja permanecer espiritualmente em forma,
precisa também manter o corpo em forma, e vice-versa. Quando uma parte sofre, a
outra também sofrerá. 165
É preciso que se saiba retroceder e cair antes de poder
obter verdadeiro sucesso no ataque. 170
Uma condição de total e eterno equilíbrio não é possível,
nem vale a pena tê-la como meta. O equilíbrio dinâmico contribui para a saúde
espiritual e física e, em geral, é possível ser alcançado. 192
Um espírito equilibrado a qualidade passo a passo rumo a
metas sensatas, cuja realização é possível e provável – e, de vez em quando,
adapta o seu ideal à realidade. 209
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