quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Trechos do livro Yin Yang de Christopher Markert


...você anseia por coisas que são muito significativas para a sua felicidade. Você tenta impressionar os outros porque desacredita secretamente de si mesmo. 17

Uma parte dos ensinamentos se refere a treinamentos corporais e é chamada de hataioga, o que significa algo como “união do Sol e da Lua”. O Sol simboliza o lado consciente e espiritual da natureza humana, enquanto a Lua representa o lado corporal inconsciente. 22

Os biólogos sabem que todos os cromossomos são constituídos de componentes masculinos e femininos, e que este fato também se dá em todos os seres vivos mais elevados, inclusive os humanos. Os homens podem ser considerados como organismos másculo-femininos orientados para fora, e as mulheres aparecem correspondentemente como organismos fêmeo-masculinos orientados para dentro. 27

Deparamo-nos com inúmeros “neuróticos de sucesso” em sociedades orientadas ao exterior (yang) como a nossa, ao passo que em sociedades orientadas ao interior (ying), como a da Índia, a maioria das pessoas podem ser descritas como “fracassados felizes”. 34

A mãe é para a criança o que o brilho do sol é para a planta. Crianças que não têm mãe sofrem geralmente da sensação de solidão e de insuficiência; não podem produzir o que delas se espera, pois falta-lhes o amor e o carinho do lar. 51

Um jardineiro descobriu que uma de suas árvores havia sido atingida por uma doença. As folhas tinham manchas de parasitas. Trataria as folhas com uma escova ou com um remédio contra insetos? Não, ele era suficientemente inteligente para enfrentar o problema pela raiz. Em vez de deixar-se levar por sintomas superficiais, ele regou a árvore com água do riacho, rica em minerais. Depois que as raízes absorveram a água, a árvore curou-se desde as suas bases e as manchas e parasitas desapareceram das folhagens. A moral da história é que as pessoas doentes e infelizes não podem ser ajudadas com métodos intelectuais superficiais. Em vez disso, precisam aprender a retomar o contato com o “eu interior”, com as origens da alma. Na base de toda a vida reside o ser, que se expressa como inteligência invisível, desconhecida e criativa. Este ser não pode ser descrito por palavras, ou analisado pelo intelecto, porém pode ser vivenciado pela meditação. 67

Apesar de ser sempre uma experiência agradável, a meditação nunca é encarada como uma meta em si. Medita-se para influenciar beneficamente todos os aspectos do cotidiano. [benefícios] 69

“O médico pode tratar de uma doença, porém só a natureza pode curar”  Hipócrates

...devemos ter os pés na terra antes de pretendermos alcançar algo nessa esfera mais elevada. Precisamos estar firmemente enraizados nas realidades terrenas, antes que os nossos esforços possam dar frutos sadios. 78

Elas não têm mais coragem de ser autênticas ou de confiar em seus próprios sentidos, elas já não raciocinam por si mesmas, nem contam as próprias experiências. Deixaram-se levar pela sociedade a desempenhar papéis forçados, adotar as convicções de outros e adaptar-se à opinião geral. Acostumaram-se às noções cômodas, porém falsas.  79

Drogas como álcool, maconha, haxixe, LSD e ópio têm uma coisa em comum: trazem à tona as características yin das pessoas. Os tensos as utilizam para relaxar e para superar as suas limitações. Outros tomam drogas para afastar a sensação de solidão e par sair de sua redoma espiritual. Algumas pessoas consideram as drogas úteis para encontrarem a si mesmas e para escaparem das obrigações sociais. 79

Outros pensadores enfatizaram que conhecemos apenas a impressão que temos das coisas, porém nunca as coisas em si. Havelock Ellis afirmou em The dance of life (A dança da vida), que o mundo que vemos é um sistema de impressões, um símbolo com ajuda do qual nos orientamos. A tarefa da ciência é tornar o símbolo tão útil quanto possível. Porém, em última instância, o nosso mundo permanece um símbolo que utilizamos por motivos práticos e que serve a uma outra meta. Todo raciocínio é apenas uma comparação... Cada um vive no próprio universo e constrói as suas próprias idéias, e também estas se transformam continuamente... 103

Encontram-se esculturas de deusas pré-históricas em todas as partes da Europa e da Ásia. A deusa principal na Suméria era conhecida como Nana, no Egito como Ísis, na Babilônia como Itar, na Índia tinha diversos nomes, assim com Devi, Kali, Shakti, etc., e na Cananéia bíblica era Astartéia. A maioria dos templos era administrados por sacerdotisas matrilineares sobreviveram até a Idade do Bronze e são mencionadas em livros como a Bíblia. 106

Os conflitos interiores entre forças yin e yang que os permeiam fazem-nos quase sempre sentir-se, não como pessoas humanas, e sim como senhores ou escravos. 131

Tudo aquilo que, durante o dia, se ignora ou reprime, no plano consciente, aparece em forma de símbolo durante o sono, enquanto o guardião (o consciente) dorme. 163

Aquele que deseja permanecer espiritualmente em forma, precisa também manter o corpo em forma, e vice-versa. Quando uma parte sofre, a outra também sofrerá. 165

É preciso que se saiba retroceder e cair antes de poder obter verdadeiro sucesso no ataque. 170

Uma condição de total e eterno equilíbrio não é possível, nem vale a pena tê-la como meta. O equilíbrio dinâmico contribui para a saúde espiritual e física e, em geral, é possível ser alcançado. 192

Um espírito equilibrado a qualidade passo a passo rumo a metas sensatas, cuja realização é possível e provável – e, de vez em quando, adapta o seu ideal à realidade. 209

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