segunda-feira, 18 de novembro de 2019

O que é ciência? - Carlos Lungarzo [trechos]

Em 1986, um oncologista argentino observou (de maneira espontânea), que uma substância extraída da cobra, a crotoxina, destruía células cancerígenas. Acontecer por acaso, quando o veneno da cobra entrou num tubo de ensaio contendo essas células. Então, ele pensou que isso poderia ajudar a aliviar os efeitos do câncer em doentes, e começou a experimentar com ratos. Ele e sua equipe administravam crotoxina em rato com câncer. Essa observação era experimental, já que foi feita propositadamente e foi planejada. Puderam observar, então (observar experimentalmente!), que numa quantidade grande de casos a crotoxina retardava significativamente os efeitos do câncer, ou pelo menos produzia certo alívio.*

* O exemplo é real. Essa equipe de cientistas, vinculada à Universidade de Buenos Aires, foi demitida, e seus membros abandonaram o país, devido à pressão de grupos políticos vinculados à fabriação de analgésicos e remédios específicos para o câncer, e dos lobbies de oncologistas.
54


O cientista visa formular leis e organizar leis em teorias. Ele sabe que um copo de vidro quebra, mas quer saber qual é a lei que explica o fato - uma teoria que permita a formulação da lei.
55

Nenhum comentário: