quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Paixão por plantas




Plantei 4 sementes de laranja esses dias. Lembrei de uma laranja que plantei quando era mais nova (não lembro exatamente a minha idade), mas lembro que ela cresceu rápido e saudável. Como eu sempre morei em apartamento, a planta já estava ficando grande em um espaço pequeno. Dei a minha laranja (que tinha nome) a minha tia que morava perto e ela continuou crescendo bastante se tornando um belo pé de laranja lima.





Sempre gostei de plantas, desde pequena. Embaixo do prédio onde eu cresci, tinha várias plantas como, girassol, pitanga, pimenta, papoula, bananeira e algumas rosas que eu não sei o nome. Meu irmão uma vez plantou pau brasil (mas mijaram e a planta em extinção morreu). Tinha árvores enormes que infelizmente foram derrubadas porque, segundo uma avaliação, a raiz das árvores poderiam comprometer a estrutura do edifício.

Lembro dessa época com nostalgia, depois que essas árvores foram derrubadas, eu perdi todo o meu encanto por aquele espaço. Mas ficou em mim a vontade de plantar, espalhar sementes e acompanhar o crescimento da planta.

10 dicas de como começar um jardim

Ainda moro com os meus pais em um apartamento. Hoje tenho três gatos (que destruíram meu pé de feijão), então eu acabei colocando os vasos suspensos pendurando no teto da varanda [como fazer]. Tenho um cactus pequeno que eu comprei em uma feira e dois vasos só com areia. Quando eu sair de casa e for morar com meu namorado, quero já levar algumas plantinhas.

Usei garrafa plástica para plantar meu pé de feijão. Ecologicamente correto.

Minha vontade é de plantar mais frutas e folhas que posso usar na cozinha. Já fiz uma listinha de plantas que eu quero ter em casa. Já pesquisei jardins super criativos na internet.

Minha mãe costuma comprar as plantas em floriculturas, já eu gosto mesmo é de enterrar a sementinha e ter o cuidado de regar todos os dias.

Plantas da tia do meu namorado.

Fico feliz de ver vários amantes da natureza por aí fazendo horta comunitária em um terreno baldio, por exemplo.

Li uma notícia sobre um brasileiro chamado Alexandre Chut que plantou mais de 2 milhões de árvores pelo mundo. Onde ele ia, ele plantava uma semente.

Também uma mulher chamada Summer Rayne que tem mais de 500 plantas em um apartamento em Nova Iorque. É o apartamento mais verde que existe, com certeza.

Pretendo um dia ir a Deodoro, no Rio, pra visitar o Parque Radical onde os atletas das Olimpíadas do Rio plantaram sementes na abertura nos Jogos.


Há uma outra iniciativa que pretende reflorestar parte do deserto da África. É simples ajudá-los: é só usar o sistema de busca deles, que se chama Ecosia. Com o dinheiro dos anúncios que aparecem nesse site de busca, eles conseguem plantar árvores.

Peguei na rua mas infelizmente não sobreviveu :(

Se você está interessado(a) em plantar, há várias dicas na internet. Eu tenho uma playlist no youtube dedicado a plantas e também reciclagem, além da minha pasta no pinterest.

grupos no facebook também compartilhando dicas e algumas curiosidades.

Nenhum comentário: