terça-feira, 30 de setembro de 2014

Aprender Inglês com Redes Sociais

Sempre gostei de inglês, mas quando eu estava na sétima série (sou da época que não tinha nona série), me desinteressei. Na verdade perdi o contato com o inglês (em casa). Se eu tivesse continuado estaria fluente hoje. Fiz curso 2 anos atrás na Minds, mas não adaptei ao modo ensino deles e pare num curso mais barato que se chama Easy e estou me dando melhor.

Mas nenhum curso vai adiantar se você não se esforçar em casa e praticar no seu dia-a-dia. Pensando no mundo de hoje, mundo das redes sociais, resolvi dar essa dica que estou implementando para mim e que está dando certo.

Estou em um monte de redes sociais (parei com o tumblr): pinterest, youtube, twitter, facebook, instagram, flickr e etc. A primeira dica é ir em settings e alterar o language de português para o inglês.

Fiz um curso online de photoshop básico para fotógrafos e o instrutor, que por sinal era Clicio Barroso, estava utilizando o Photoshop em inglês. Mas ele traduzia o nome das ferramentas porque, afinal, ele estava ensinando para brasileiros. Aí lá fui eu colocar em prática o que eu aprendi... O photoshop estava em português e eu tive de traduzir algumas ferramentas para o inglês para lembrar do que tinha aprendido com Clicio.

Por isso que “setar” a linguagem para o inglês é tão importante. Você fica condicionado a pensar em inglês e a usar palavras que você não usaria na sua língua.

Pinterest

O que eu faço lá? Sabe aqueles brinquedos de criança para aprender em inglês? Tinha um cartão com o desenho de um livro e atrás havia escrito “book”. É mais ou menos isso que eu fiz no pinterest. Salvo imagens no álbum “english” com o nome do objeto em inglês para aprender algumas palavras. O mesmo pode ser feito com algumas frases.
Pesquise "learn english" e explore.

Youtube
Há duas formas de se aprender inglês no youtube: uma é seguindo canais que ensinam inglês e há vários. Vou deixar algumas dicas para vocês. E a outra é ver vlogs gringos. Ajuda muito. Fora a infinidade de músicas que tem no youtube. Nesta rede social você pode criar uma playlist só para o aprendizado de inglês.

Twitter

Sem palavras. Você pode seguir pessoas na sua língua de origem, e você pode optar por seguir pessoas famosas como a Lady Gaga que vive twitando. Se você se deparar com uma palavra que não conhece como, por exemplo, Bookshelf, tenta parar pra pensar na palavra antes de recorrer ao dicionário. Você sabe o que é “book” e você sabe o que é “shelf”. Você pode deduzir e o contexto também pode te ajudar. Se não sabe, a segunda opção é jogar a palavra no pinterest. No twitter, você pode criar uma lista só para isso.

Facebook
Há vários grupos de conversação e páginas de dicas de inglês. Vou deixar alguns grupos aqui.
Tem também o whatsapp que tem grupos de conversação, mas eu não tenho whatsapp, então nem posso dizer como funciona porque eu não utilizo.


Como podem ver, há várias formas. Eu coloquei as que eu conheço e que uso, mas tem outras várias formas que estão por aí disponíveis. Dicas na internet é que não faltam. Você só precisa encontrar sua própria maneira mais eficaz para se aprender uma nova língua.

Nenhum comentário: